Como estudante de arquitetura e urbanismo não poderia deixar passar em branco este dia, assim resolvi pesquisar e expor de uma forma clara e sensata sobre museus...
Museu é uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural, histórico, artístico, científico e ambiental. Em uma perspectiva alargada, o conceito abrange ainda jardins botânicos, zoológicos, aquários, planetários, parques nacionais, sítios arqueológicos e outros.
No Brasil estamos rodeados de museus elaborados para ter um sentido de ser, estudando arquitetura concluo que há uma grande importância a existência deste equipamento, a ponto de levar conhecimento e cultura a população e também relembrar e mostrar para nossa sociedade o que um dia já existiu... as imagens a seguir são as que eu mais admiro e que prezam pela arquitetura moderna.
Assim mostrarei os mais diversos tipos de museus no Brasil e no mundo:
MAC-Niterói - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e em poucas palavras ele o descreve: "O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura ocorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. E suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda. Defini então o perfil do museu. Uma linha que nasce do chão e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura. A forma do prédio, que sempre imaginei circular, se fixou e, no seu interior me detive apaixonado. À volta do museu criei uma galeria aberta para o mar, repetindo-a no segundo pavimento, como um mezanino debruçado sobre o grande salão de exposições". Construção iniciada em 1991, localizado no alto do Mirante da Boa Viagem, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, a estrutura de linhas circulares do edifício apresenta-se como uma escultura de 16 metros de altura em praça aberta, em que o espelho-d'água colocado em sua base e a iluminação empregada conferem grande leveza. A rampa sinuosa externa conduz ao interior, com dois pavimentos. No segundo pavimento, estão a sala de exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras. O mezanino, por sua vez, que circunda todo o interior do museu, é dividido em salas menores, destinadas a exposições. No subsolo, encontram-se uma área para armazenagem de obras, um bar, um restaurante e um auditório para conferências.
MASP - Museu de Arte de São Paulo, projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi, considerada sua obra-prima, é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 1968, na avenida Paulista da cidade de São Paulo,. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo. O MASP é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.
MUBE – Museu Brasileiro da Escultura, projetado de arquiteto Paulo Mendes da Rocha nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, é uma instituição cultural privada localizada no Jardim Europa, cidade de São Paulo, seu edifício-sede, uma das obras mais conhecidas do arquiteto, é uma construção semi-subterrânea integrada a um jardim projetado por Burle Marx, a Data do Projeto é de 1986 e a execução iniciou-se em 1987 com termino em 1995, em um terreno de 7000 metros quadrados localizado na Avenida Europa.