terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Cidade Industrial de Tony Garnier

Tony Garnier - nasceu em 1869 em Lyon-França, foi um arquiteto e urbanista francês

Estudou na escola de Belas Artes de Lyon e se apresentou no Grande Prêmio de Roma de 1901, onde apresentou o projeto de uma cidade industrial (seu trabalho de conclusão de curso), toda em concreto armado, ferro e vidro. Além de ser uma proposta ousada, é pela primeira vez na história que alguém faz um projeto utópico detalhado de uma cidade industrial.

Apresentou uma visão urbana revolucionária contendo distinção entre funções. A setorização foi um dos princípios que nortearam sua proposta urbanística, desta forma contendo, áreas industriais, comerciais, habitação, pedestre / veículos, lazer, cultura, administrativo (governamental), seria então áreas bem delimitadas no espaço de sua cidade, assim sendo uma essência do urbanismo moderno.


Hoje temos como exemplo dessa teoria - A Cidade de Brasília


Essa teoria se baseia em conceitos que se tornaram comuns no início do movimento moderno como: valor normativo dos fatores higiênicos (ar, sol, vegetação), a edificação em áreas abertas, a separação entre os percursos para pedestres e as vias carroçáveis, a cidade-parque...

Passado sua teoria, contudo em 1905 é nomeado arquiteto oficial da cidade de Lyon, onde pôs em prática a idéia de sua “Cidade Industrial”.


Tony Garnier falece em 1948 aos 79 anos de idade. Dois anos antes da sua morte Le Corbusier disse sobre a sua obra: "A cidade industrial, é o primeiro exemplo de terreno urbano definido como espaço público e organizado para acomodar confortavelmente seus habitantes. Depois de muitos anos, Garnier restabeleceu afortunadamente a dignidade e a pureza de integrar vivenda, trabalho e contato entre os cidadãos''.


Foto : A Cidade Industrial - Área Hospitalar



Nenhum comentário: