quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NOVO PROJETO DE NIEMEYER

Implantação
Apesar de sua idade, nada o impede de projetar... assim ...De um traço nasce a arquitetura... Oscar não lhe deixa abalar por nada, com suas inspirações, imaginações e criações exuberantes nos surpreende cada vez mais...


O mais novo trabalho de Niemeyer na capital mineira está localizado no bairro Serra Verde, região Norte, no entanto é Centro Administrativo do Governo do Estado de Minas Gerais que será a mais nova atração da Arquitetura Moderna do mundo. Para abrigar a estrutura do Governo de Minas, Oscar Niemeyer projetou seis edificações em um terreno de 804 mil metros quadrados. Desse total, 200 mil metros quadrados serão destinados às edificações. De acordo com o governador, o Centro Administrativo surge como um estímulo para o crescimento da capital e da Região Metropolitana.




O terreno onde está sendo construído o novo Centro Administrativo era um Jockey Club, inaugurado na década de 70. A conservação do local era lastimável. Era praticamente uma cidade fantasma. A última corrida foi realizada em 2002.

A conclusão desse projeto implicará em uma movimentação gigantesca, a previsão é de que o centro abrigue 16 mil funcionários /dia e atenda uma média de público de 10 mil pessoas/dia, contudo superará a população de boa parte dos 853 municípios mineiros.
O estacionamento haverá capacidade para 5 mil carros. Ao lado dele, será construído o Posto de Atendimento Integrado ao Cidadão, com lojas de conveniência, postos bancários e médico, agência de Correios, lavanderias, lanchonetes, livrarias e cafés.

O Auditório Central terá capacidade para 540 pessoas, as linhas são inconfundíveis.


Em Belo Horizonte, onde se encontram os primeiros grandes projetos de Niemeyer - como o complexo da Pampulha, se tornará a cidade com o maior número de obras do arquiteto.


O novo Palácio do Governo será uma das mais ousadas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, em 70 anos de carreira. Com 150 metros de extensão e 20 metros de largura, o edifício de concreto armado de cinco pavimentos estará suspenso por 30 cabos de aço revestidos de concreto presos a um pórtico de concreto. O vão livre de 150 metros de comprimento será o maior já construído no mundo.



“É um recorde na história do concreto armado. O Palácio do Governo vai espantar, porque nunca se viu um palácio que é um retângulo com 150 metros, com cinco andares, pendurado entre quatro colunas. Não estou ferindo a técnica, não estou desvirtuando os esquemas técnicos. Estou propondo uma coisa diferente que a arquitetura vai saber realizar. O Palácio vai ser um espanto para quem passa por lá” Oscar Niemeyer



O Centro Administrativo será o coração da administração estadual.
A reunião de todas as secretarias e órgãos em dois blocos curvos – cada um com 200 metros² e 14 andares – racionalizará processos e permitirá maior eficiência aos serviços prestados.
Na cobertura de cada torre haverá quatro restaurantes.


O Centro além de autorizar a Codemig a iniciar o processo de licitação, foi instituído o Plano de Governança Ambiental e Urbanística da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de promover o desenvolvimento sustentável e o adequado controle do uso e da ocupação do solo da região, o plano prevê a criação dos parques Serra Verde, Sumidouro e o apoio à implantação do Parque Linear do Ribeirão do Onça, entre outros estudos para preservação de áreas verdes.


Essa engenhosa e ousada obra Arquitetônica de Niemeyer tem previsão de término em dezembro de 2009, avaliada em R$ 880 milhões, será implantada pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig) e dará eficiência e agilidade aos serviços prestados pela administração direta do Estado.


Niemeyer com sua passagem breve pela obra deixou simbolicamente a marca das suas mãos em uma placa de concreto , que será afixada na nova sede administrativa do Estado.


Nenhum comentário: